domingo, 5 de junho de 2016

LEITURAS: RESENHAS & ENSAIOS

Eu li O vento nos salgueiros, de Kenneth Grahame, e A dama e o Cachorrinho, de Tchekhov, por conta dos escritos de Alberto Manguel. Bloom (o Harold) me levou a ler Persuasão e o outro Bloom (o Allan) me levou a Orgulho e Preconceito. Isto para citar apenas alguns. Ou seja os livros de crítica literária e mesmo os livros sobre livros sempre renderam bons momentos de leitura e boas indicações literárias.

Então  quando encontrei este livro do Cristóvão Tezza pensei estar diante de mais um achado. Bem talvez, pena que eu é que não tenha encontrado nada. 

Foi uma leitura difícil, arrastada e sorumbática. Não encontrei em  nenhuma das mais de noventa resenhas um pouco da paixão de Bloom pela literatura ou do encantamento de Manguel pela leitura. E saio dessa leitura com o sentimento de missão cumprida  ("bendito desafio"), mas com um certo desalento.  Não me diverti, não me encantei e devo dizer que ao escrever estes comentários lembro de pouca coisa do que li. :(

Você há de me perguntar se o livro é ruim, e eu direi que não sei. Sei apenas que não é para mim. E depois de tudo isto  eu me lembro de um dito de Mindlin (que foi quem me fez voltar aos escritos do bom e velho Machado): "Não faço nada sem alegria". Penso que a cada vez que pego um livro que me faz sofrer para ler devo lembrar disto. 



Título: Leituras: resenhas & ensaios
Autor:  Cristovão Tezza
Editora:  ToVo
Pág: 344
Leitura:  05/03 a 17/04/2016
Tema: Três palavras
Sinopse:  O presente volume - exclusivo em edição digital - é uma reunião de textos críticos de Cristovão Tezza, publicados em jornais, revistas e livros, de 1995 a 2013. Há resenhas mais breves, que saíram em jornais e revistas, como Folha de S.Paulo, Veja, O Estado de S.Paulo e O Globo; outras mais extensas, publicadas em cadernos literários; e ensaios de maior fôlego, como posfácios e conferências. O livro - que é prefaciado pelo crítico Manuel da Costa Pinto - inclui ainda duas palestras e uma crítica inéditas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário