terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

MEDO

Nos Desafios nem sempre acontece o que está previsto, a ideia inicial e certa era ler Os vestígios do dia, do Kazuo Ishiguro, para o mês do escritores asiáticos. Tive problemas com o livro como já falei no comentário sobre O gato zen, e aí calhou de surgir a ideia de ler este Medo, do monge vietnamita Thich Nhat Hanh. E devo dizer sempre vou para um livro de Thich Nhat Hanh com os melhores sentimentos e expectativas. Conhecer seus escritos foi um dos melhores presentes que já ganhei na vida. 

Sempre imaginei que budismo fosse para iniciados, mas sobretudo para iluminados o que certamente não é o meu caso. Pensava que para incluir práticas e conceitos budistas teria que entocar-me num templo budista no meio do mato e abdicar de toda a vida ocidental, que "vamo" combinar a gente gosta, mas tá repleta de porcaria e de excessos. 

E aí vem esse monge lindo e maravilhoso que me diz que eu posso praticar enquanto estou indo para o trabalho, enquanto estou me alimentando, andando, respirando. Aliás respirar é a chave para quase tudo. Consciência plena! 

Mas, nesse livro que eu escolhi por ser um tema que me interessa (eu era uma maricas, ainda sou - rs),  ele fala sobretudo na minha responsabilidade em tudo que me cerca. Inclusive naquilo que gera insegurança e consequentemente medo.

Recomendo! Evidentemente não para todos claro. 

Grifos? (muitos! mas, muitos mesmo)


A maioria de nós experimenta uma vida cheia de momentos maravilhosos e de momentos difíceis. Mas para muitos de nós, mesmo quando estamos muito alegres, há medo por trás da nossa alegria.
Você pode tocar a presença do seu pai e mãe em cada célula do seu corpo. Eles estão verdadeiramente presentes em você, juntamente com seus avós e bisavós. Fazendo isto, você sabe que é uma continuação deles. Você poderia ter pensado que os seus ancestrais deixaram de existir, mas até mesmo os cientistas dizem que seus ancestrais estão presentes em você, na sua herança genética que está em cada célula do seu corpo. O mesmo é verdade para os seus descendentes. Você estará presente em cada célula dos corpos deles. E você está presente na consciência de cada pessoa que você tocou
Se estivermos com a saúde normal, podemos pensar que adoecer acontece com os outros. Olhamos arrogantemente para as outras pessoas, dizendo que elas estão sempre adoecendo por nada; que têm que tomar remédios e receber massagem o tempo todo. Pensamos que não somos como elas.
Devemos aprender a fazer coisas juntos, partilhar nossas ideias e aspirações profundas em nossos corações. (...) Nós precisamos um do outro.
Às vezes é tentador ridicularizar o medo dos outros porque ele nos lembra o nosso próprio medo. Fomos ensinados a esconder nosso medo e não admiti-lo 
Às vezes mergulhamos num livro, e o livro nos carrega para bem longe do nosso corpo e da realidade onde vivemos. Então, logo que levantamos a cabeça do livro, voltamos a ser dominados por preocupações e medos. 
Para saber mais:
http://plumvillage.org/about/thich-nhat-hanh/ (em inglês)
https://twitter.com/thichnhathanh (em inglês)



Título:  Medo 
Autor:  Thich Nhat Hanh
Editora:  Vozes
Pág: 192
Leitura: 09 a 14/02/2016
Tema: Escritor asiático
Sinopse:  A obra traz comentários, mentalizações e práticas preciosas para quem deseja viver melhor com seu medo por meio da visão budista. O autor diz que é muito importante libertar-se do medo do passado e do futuro, e que estar presente aqui e agora, respirando, é um milagre. Além dos ensinamentos, o livro traz também uma série de exercícios para colocar em prática o que foi aprendido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário