segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

OS MELHORES CONTOS DE NATAL

Título:  Os melhores contos de Natal
Autor:  Vários
Editora: Nova Cultural
Pág: 275
Leitura: 13 a 29/11/2015
Tema: Natal

Sou de um tempo em que quando chegava dezembro todos os canais exibiam filmes com a temática natalina. Coisa rara hoje em dia, mas não de todo impossível. Eram filmes que traziam uma mensagem de esperança, de fraternidade, generosidade. Sinto fata disto, devo dizer. 
E há algum tempo tenho reservado os últimos meses do ano para algumas releituras e leituras que resgatem este espírito natalino. E que tragam de volta aquele clima de sonho e magia que tentam a todo custo apagar de dentro de nós. 

Esse ano eu comecei o meu projeto de leituras natalinas relendo o 84 Charing Cross Road (favorito desde sempre, e tem Natal, generosidade e amor aos livros, tudo que preciso para começar as leituras natalinas), e deveria reler O vento nos salgueiros, porque fala de lar, de amizade, mas ainda não o fiz...

Mas daí li Os melhores contos de Natal, que estava na pilha já tinha um bom tempo.  Faz jus ao título, são contos muito bons. Lógico que tem uns que falam mais de perto com a gente que outros e devo confessar, passei os dois últimos. Não eram o que eu gostaria de ler nesse momento. Deixarei para dias vindouros. 
Eu sempre pensei que nunca encontraria contos tão bons ou melhores que Os cânticos de Natal de Dickens. Mas  depois de ler esses contos estou completamente dividida. Gostei bastante de O natal de um ladrão, de Quiller. Mas, o meu preferido foi A estrela de Belém, de Goudge.

Eu tentei ler um conto por dia, não funcionou muito bem já que alguns contos são bem longos e a fonte extremamente pequena, com espaçamento mínimo entre as linhas tornavam a leitura algo cansativa, principalmente porque eu o lia à noite. Mas, os contos são tão bons que dá para deixar isto pra lá. 

Grifo:
Julgando-se preparado para quase tudo, não estava, afinal, preparado para nada. 

Os contos: 
O Natal de um ladrão - Quiller
Como Papai Noel chegou a Simpson's Bar - Bret Harte
Cântico de Natal - Dickens
O pároco - Coelho Neto
A estrela de Belém - Elisabeth Goudge
Os tamanquinhos de Natal - Coppée
Conto de Natal - Maupassant
A lenda da casa número 15 - Fürst
Natal na terra das neves - London
Uma lenda de Natal - Reymont
Missa do galo - Machado
A volta dos magos - Komroff
Sonho de uma noite de Natal - Gorki
A consoada do "quaquer" - Hawthorne




Nenhum comentário:

Postar um comentário