domingo, 4 de outubro de 2015

O CASTELO DOS CÁRPATOS

O castelo dos Carpátos começa muito bem. Com uma narrativa que mistura mistério com aventura, Verne nos leva até o castelo um castelo abandonado e que desperta medo e curiosidade nos habitantes. O começo é deveras divertido e dei algumas boas risadas (rindo às custas do médico covarde que se oferece para ir ao castelo e depois dá pra traz), mas eis que surge um forasteiro destemido que tem todas as repostas e promete desvendar todo o mistério. E pronto, para mim, acabou a graça. A história adquire um tom muito melodramático que não me agradou em nada. Ao que parece Julio Verne pretendia  criticar/satirizar  o romance gótico, mas acabou tornando o próprio texto um tanto raso. 
Não foi uma leitura de todo ruim, mas gostei bem mais do O bilhete da lotaria que li no ano passado. 

Grifos
A terça-feira, como se sabe, é dia de malefícios. Segundo rezam as tradições, expunha-se a encontrar algum gênio malfazejo quem se aventurasse a andar por fora. Por isso, na terça-feira, ninguém circula nas ruas nem nas estradas depois do pôr do sol.
Mas, se conseguiu acalmar a fome, não conseguiu acalmar o medo.

Título: O castelo dos Carpátos
Autor: Julio Verne
Editora: Centaur
Pág.  164
Leitura: 18 a 28/01/2015.
Tema: Terror
Data: Hallowen
Sinopse:A aldeia de Werst, na Transilvânia, oferece aos seus habitantes uma vida sossegada, em que cada um sabe que, desde que respeite os gênios da floresta, estará ao abrigo de qualquer malefício. Ao longe, a sombra protetora do castelo abandonado do barão Rodolfo de Gortz, desaparecido há já alguns anos, garante-lhe a solidez do tempo. 
Tudo decorre, pois, na mesma calma de sempre, como se o tempo ali tivesse parado. Mas um simples objeto do avanço científico – um óculo de aumentar –, apontado a um dos torreões do castelo vem desencadear toda uma série de acontecimentos que deixam estupefactos e temerosos os habitantes da aldeia. A fortaleza apresenta sinais de estar habitada. Para a imaginação fértil dos aldeões só o poderá ser por identidades não humanas. E, como se não bastasse, a ousadia de quem se atreve a desvendar o mistério é severamente castigada. 
Mas as surpresas mal haviam começado…

Um comentário:

  1. Não conhecia o livro, parece ser algo bem diferente dos livros que já li do autor, mas não me atraiu muito.

    ResponderExcluir