quinta-feira, 1 de outubro de 2015

CONTOS DE FANTASMAS

Todo mundo já sabe que eu não tinha nenhuma intensão ou pretensão de ler livro de terror, mas a Gláucia sugeriu estes Contos de fantasmas e aceitei a sugestão. Que bom que o fiz! 

O livro é bem interessante, embora seja bem curto. As narrativas fluem muito bem e algumas delas eu cheguei a ler duas vezes. Acredita? Não conhecia a escrita de Daniel Defoe e a julgar por este acho que vou tirar da pilha o meu Crusoé.
Dividido em duas partes: Histórias verdadeiras de fantasmas e Fantasmas falsos e aventuras divertidas. A maioria me pareceu ter uma veia ético/moral. E me fez lembrar as histórias contadas por minha avó quando eu era criança, que me deixavam cheia de medo, mas não me cansava de pedir para repeti-las.

Gostei muito de O fantasma em todos os cômodos e A aparição da senhora Val (parece com aqueles casos que a gente ouve por aí, e todo mundo jura que é verdade. E tudo o que posso dizer é que eu não acredito em bruxas, mas...)
O diabo brinca com o mordomo também é bem interessante. 

Que bom que existem Desafios, não fosse este eu não leria esses contos de terror. Que bom que existem amigos, não fosse a minha (amiga) eu não conheceria este. Obrigada, amiga!



Título: Contos de Fantasmas
Autora: Daniel Defoe 
Editora:  L&PM 
Pág
Leitura: 03/01 a 17/03/2015 

Tema: Terror 
DataHalloween
SinopseAs frases iniciais de "O Ano do Pensamento Mágico" dão o tom exato da narrativa densa e contagiante que será compartilhada com o leitor: "A vida se transforma rapidamente. A vida muda num instante. Você se senta para jantar e a vida que você conhecia acaba de repente". Sem uma gota de autopiedade e com um estilo envolvente e emocionante, Joan Didion, uma das mais aclamadas escritoras e intelectuais americanas, narra o período de um ano que se seguiu à morte de seu marido, o também escritor John Gregory Dunne, e a longa doença de sua única filha. Feito com uma contagiante dose de sinceridade e paixão, "O ano do pesamento mágico" nos revela uma experiência intensamente pessoal e, ao mesmo tempo, universal. Uma história que falará alto a quem ama ou já amou alguém, com a profundidade que as grandes relações têm, sejam elas entre pais e filhos ou entre companheiros de uma vida. Este é um livro para todos os que já se perguntaram: E agora? O que fazer se a vida parece não ter mais sentido algum? É um livro sobre a superação e sobre a nossa necessidade de atravessar - racionalmente ou não - momentos em que tudo o que conhecíamos e amávamos deixa de existir  

4 comentários:

  1. Ah... esse é um que ainda não li. Está na minha lista de leituras.
    Acho que você gostaria de "O médico e o monstro" e "Frankenstein", pois são exatamente sobre questões morais - o terror, de fato, são só as atitudes de certos seres humanos.
    E parabéns por decidir encarar seus medos!
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Se tiver na biblioteca eu leio, me recuso a dar meu suado dinheiro em um livro de terror (rs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marta, não considero Frankenstein um livro de terror, um dia dê uma chance. É um livro tão rico, tão cheio de assunto que dará um debate riquíssimo essa mês lá no fórum. Como c não liga pra spoilers, quando começar o debate, dá uma olhadinha, acredito que será bem interessante.

      Excluir
    2. Vou aceitar a dica, Gláucia. Com tanto incentivo eu tenho que dar uma chance, não é?

      Excluir