terça-feira, 8 de setembro de 2015

AS AVENTURAS DE TOM SAWYER

TítuloAs Aventuras de Tom Sawyer
AutorMark Twain
Editora:   L&PM Pocket

Pág: 304
Leitura: 07/06 a 20/06/2015
Tema: Banidos 
Data:  
SinopseTom Sawyer, um menino órfão, e seu grande amigo criam tantas aventuras quanto uma criança pode imaginar. No entanto, algumas de suas brincadeiras os conduzem a situações verdadeiramente perigosas, e Tom Sawyer se depara com o fortalecimento da amizade e a descoberta do amor. Muito mais que um simples livro de aventuras, é um romance sobre a difícil transição da infância para a fase adulta. Além disso, Mark Twain pontua as singelas estripulias de Tom com suas críticas a respeito da natureza humana e da hipocrisia da sociedade, o que faz com que a obra não seja destinada apenas a meninos e meninas, mas também a homens e mulheres. 


******

Desde muito que Tom Sawyer mora por aqui, e sabe Deus porque nunca li. Mas, Deus é Pai e protege os inocentes, e eu sou inocente ;-). Então, eis que em mais um desses tempos bicudos quando preciso de leituras mais leves e quiçá acalentadoras; corro à procura de algo assim por aqui e escolho  Huckleberry Finn e descubro que a primeira frase do livro é: Você não sabe nada sobre mim se não leu um livro com o nome As aventuras de Tom Sawyer. E então vamos a ele. 
Os primeiros capítulos são divertidos e engenhosos e deixam-me com um sorriso tolo no rosto, então é o livro ideal para ler antes de dormir. Tom é um garoto pra lá de esperto e está sempre aprontando. E no começo ele sempre me fazia pensar em Zezinho de O meu pé de laranja lima. Mas, Zezinho é bastante ingênuo enquanto Tom é mais esperto e peralta. Depois suas peraltices me fizeram pensar no Os meninos da rua Paulo.  
Em dado momento as peraltices transformaram-se em diabruras inconsequentes e incomodaram-me bastante,  e as cenas com uma certa carga de violência quase me fizeram abandonar a leitura. Ao final chego a conclusão de que ainda que concorde que o livro do Mark Twain seja uma obra-prima sou obrigada a confessar que o livro não 
é para mim. E não sei quanto tempo levarei para pensar em ler o Huckleberry Finn que está na prateleira há um bom a olhar para mim,  deverá permanecer lá por um bom tempo.   

De todo modo  o livro foi em algum momento proibido/banido.  

Grifos: 
Na verdade, turma inteira de Tom seguia o mesmo padrão - eram inquietos, barulhentos e encrenqueiros. 

Quanto mais Tom tentava aplicar sua mente ao livro, tanto mais errantes se tornavam suas ideias.  

A igreja não tem graça nenhuma perto de um circo. (?1) 


Bons comentários/resenhas: 
https://mscamp.wordpress.com/paginas-escritas/as-aventuras-de-tom-sawyer/ 




4 comentários:

  1. Adoro esse livro e, assim como você, prefiro as peraltices mais inocentes do início do que o resto mais pesado. Adoro a cena do Tom pintando a cerca. :)

    ResponderExcluir
  2. Esse livro era uma das minhas opções para o mês dos banidos, mas, como sempre, não sei porque ainda faço listas... chega na hora, eu mudo tudo...hahaha
    O coitado ficou de lado mais uma vez, mas um dia chega a vez dele.
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tento manter-me fiel à listinha inicial, mas sempre entra ou sai alguma coisa dependendo do momento da leitura.

      Excluir