segunda-feira, 3 de agosto de 2015

AS HISTÓRIAS DE TIA NASTÁCIA

Título: Histórias de Tia Nastácia
Autora: Monteiro Lobato
Editora: Globo
Leitura: 18/05 a 25/05/2015
Tema: Lendas  
Data: Mês do Folclore
Sinopse
Monteiro Lobato reúne neste livro o melhor das fábulas clássicas de autores como Esopo e La Fontaine ao lado daquelas saídas da imaginação popular. Tia Nastácia, que sabe contar casos e histórias como ninguém, vai revelando à turminha do Sítio tudo o que ouviu dos seus pais e avós durante a infância. E quando ela termina uma história, Pedrinho, Narizinho e Emília dão palpites e fazem seus comentários inteligentes. Nos 43 textos de Histórias de Tia Nastácia vamos encontrar narrativas para todos os gostos com reis, princesas, homens minúsculos e bichos fantásticos.

*****

Não vai acreditar! Mas, esta é a minha primeira leitura de Monteiro Lobato...
E que delícia de livro, tem gosto de infância. Me fez lembrar de minha vó, algumas histórias minha avó contava do mesmo jeito que tia Nastácia, do jeito do povo, a história oral passada de geração em geração. Outras, ouvia nos disquinhos e algumas eu li nos idos da infância. 

Ao final de cada narrativa  os moradores do sítio comentam rapidamente sobre as histórias, e alguns destes comentários causaram-me certo desconforto, acostumada que estou com os textos politicamente corretos. 

Tão gostoso de ler, que não queria que acabasse e relia algumas histórias. E queria dizer a toda gente: leia, leia, leia.

Histórias de Tia Nastácia foi minha zona de conforto durante a leitura de A vida em tons de cinza que me tocou tanto.





Um comentário:

  1. Adoro os livros do Sítio do Pica-pau Amarelo! Esse é dos meus preferidos da série :)

    ResponderExcluir