sexta-feira, 7 de agosto de 2015

AS 14 PÉROLAS BUDISTAS

Quem me conhece sabe que eu adoro os escritos do rabino Nilton Bonder, e foi justamente seus   escritos que despertaram o meu interesse para estas Pérolas aqui. Nos livros que li do rabino há com relativa frequência  algumas narrativas curtas (eu creio que são lendas judaicas, mas posso estar completamente equivocada) para ilustrar seus pensamentos. Estas pequenas histórias sempre me encantaram e quando descobri estas Pérolas Budistas não resisti. Como sempre dormiram um  tempo na pilha esquecidas entre tantas outras aquisições e/ou mimos. Mas, estes dias olhando o que tem por aqui lembrei deste aqui. 
O que posso dizer acerca destas pequenas histórias? Que gostei muito? Sim, eu gostei muito! Que se lê de uma sentada? Sim, dá para ler de uma sentada (mas, eu li em três dias, para pensar melhor sobre as pequenas histórias que estava lendo, afinal são histórias de sabedoria...  Acho que podem ser como uma pausa no nosso atribulado cotidiano.

Para ler e reler.

Faltou dizer que o livro é ilustrado.

Favoritas (desta primeira leitura):
  • O Arqueiro Zen
  • A Peneira e a Xícara

Grifo:
Uma mente cheia não se ilumina.


Título: As 14 Pérolas Budista
Autores: Ilan Brenman
Pág.: 64
Editora: Escarlarte
Leitura: 19 a 21/06/2015
Tema: Lendas
Data: Mês do Folclore
Sinopse: Num templo budista, um monge queria porque queria alcançar a iluminação o mais rápido possível. Para isso, meditava mais que os outros, recitava mantras sem parar e jejuava mais do que o necessário. Com o passar do tempo, o jovem foi emagrecendo, seu aspecto era terrível, mas mesmo assim, continuava suas práticas sem esmorecer. Certa manhã, o mestre do templo interrompeu um mantra do seu ansioso aluno e perguntou Por que tamanha pressa, meu querido monge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário