quarta-feira, 1 de julho de 2015

SOLSTÍCIO DE INVERNO

Muito tempo atrás numa outra vida (literária) eu li vários livros de Rosamunde Pilcher. Não sei bem porque acabei doando quase todos os livros que tinha da autora (arrependimentos à vista?!). Tempos depois minha tia falou-me (várias/muitas vezes) sobre como Os catadores de conchas era um livro fantástico, chegou a emprestar-me (nunca li). 

E então vi este Solstício de Inverno com uma capa linda na livraria. Mas, não comprei.   E depois o programa Iluminuras (TV Justiça)  chamou a minha atenção para  o livro. Eu até o emprestei da biblioteca certa vez, li algumas páginas e cheguei a conclusão que um livro de 640 páginas, para ler com data marcada e lista de espera, não ia funcionar muito bem. Lembrei dele agora que tenho que ler um livro sobre inverno, num verão de 30º. 

Volto a emprestar o livro da biblioteca e sim, como a Juíza Elisabeth Amarante disse no programa...  é um livro que convida para um chá, e o tomei muitas vezes. 

Solstício de Inverno não é de modo algum uma obra prima, então porque gostei tanto? Acho que posso começar a responder isto com outra (s) pergunta (s):  o que procuro quando começo a ler um livro? Esta é uma pergunta fundamental?  Talvez seja. Às vezes beleza, conhecimento, riso, encantamento, entretenimento, e arte... Neste momento minha alma busca acalanto e aconchego, os tempos andam tão bicudos que uma história mais fluída, e cálida vai muito bem, obrigada. Aqui não há arroubos, nem enredos intricados, ou dramas insolúveis; e muitos dirão: mas, não acontece nada!  Bem para estes sugiro procurar outro tipo de livro. Mas, aqueles que buscam uma leitura gostosa e prazenteira, com clima de Natal (mesmo que estejamos no Carnaval!), ah! estes vão se encantar! 

E maluca que sou não resisti e comprei o meu antes devolver a publicação da biblioteca! Olha só!


Título:  Solstício de Inverno 
Autor:  Rosamunde Pilcher
Editora: Bertrand
Pág: 640
Leitura: 02/02 a  25/02/2015
Tema: Inverno
Data: Inverno

Sinopse: Em Solstício de Inverno, Rosamunde Pilcher conta a história de Elfrida Phipps, que deixa Londres para construir uma nova vida em Dibton, pequena cidade em Hampshire, onde desfruta da companhia do cão Horácio e da amizade dos Blundell. Porém, uma tragédia imprevista muda a sua rotina e abala radicalmente a sua vida.

7 comentários:

  1. Lembro que comecei a ler Os catadores de conchas faz uns anos, mas o livro não me conquistou. Acho que se eu lesse hoje talvez gostasse mais, porque também prefiro leituras fluidas e aconchegantes.

    ResponderExcluir
  2. Ligia, então acho que você vai gostar mais deste do que dOs catadores de conchas.

    ResponderExcluir
  3. Martha,
    Eu li todos dela e adoro!
    Este eu tbe gostei muito. Livros para saborear com um chá gostoso, é isso mesmo.
    Herdei a coleção toda da minha mãe. Lia com ela :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. que bom que você gostou Martha! Estou com saudades da Rosamunde. Dos livros dela. Li todos. Não consegui, ainda, encontrar uma autora à altura de Rosamunde. Que me arrebatasse em sua leitura, como ela fazia...

    ResponderExcluir
  5. Martha! que bom que você gostou do livro ! Dos livros de Rosamunde, li - os todos! E alguns, à semelhança de " Solstício..." li mais de uma vez...Não encontrei, ainda, outra autora que me aconchegasse tanto quanto Rosamunde....Estou à procura...Um abraço! Gostei muito dos seus comentários!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei o livro, entrou para a minha lista de livros favoritos. E agradeço muito a dica de leitura, sem o programa talvez jamais o tivesse lido.
      Só comparo o aconchego que o livro da Rosamunde me trouxe ao Mitford, da Jan Karon.
      Um abraço e obrigada por comentar.
      PS. Eu também li As catilinárias, aliás antes de ler o Solstício.

      Excluir