terça-feira, 14 de julho de 2015

MITFORD

A primeira coisa que me chamou a atenção quando vi Mitford pela primeira vez foi a capa, o livro estava numa daquelas gôndolas/balaios onde ficam as promoções, sempre que passava pela livraria Civilização Brasileira na Av 7 (mais uma que infelizmente não existe mais e que era a minha livraria favorita) o livro olhava para mim, então um dia resolvi que era hora de parar para ver,  li rapidamente a sinopse e descobri que poderia ser "interessante" e  por míseros R$ 7,00 que mesmo em 2003 ou 04, quando comprei o livro, já era uma bagatela. O livro ficou parado na estante por uns bons dois ou três anos, e aí um dia em que parecia que tudo estava dando errado peguei o livro de capa bonitinha. E que surpresa boa! Mitford foi o livro certo, no momento certo, trouxe o aconchego e o acalanto que eu precisava, e sobretudo esperança. Depois disto eu o reli uma outra vez, e depois disto saí espalhando Mitford por aí, dei de presente para minha dentista, para minha amiga Gláucia, mais um para San, comprei para a biblioteca (para três delas), emprestei para umas tantas pessoas e não me canso de falar que é um dos meus livros favoritos. Convenci o meu pai a ler, e diz ele que está encantado e quer que os amigos dele conheçam o livro. Pense na alegria da pessoa.

E agora que os tempos andam (de novo) bicudos, penso em reler Mitford, e o medo de que o livro tenha perdido o encanto me refreia por várias vezes. 
Mas, numa tarde de sábado, chuvosa como esta, retiro o livro da prateleira, e já na primeira página a sensação é de voltar para casa, um misto de deleite e encantamento. 
Penso em ler até altas horas, porque adoro ler um livro em que cada parágrafo parece aquecer a alma, depois resolvo que ler um ou dois capítulos por dia é o ideal, e se possível encerrar o dia com uma leitura mais amena deve ser o que de melhor eu possa ter nestes tempos... 

Já disse outras vezes que nenhum livro é para toda gente, e não é diferente com este aqui. Não há arroubos apaixonados, o mistério é bem ralo, mas há muito de generosidade, amizade, fraternidade e afeto,  tudo isto numa cidadezinha paradisíaca que dá vontade da gente se mudar para lá. E enquanto isto vou lendo Mitford lentamente. 




Grifos:
Com frequência, observava o pequeno milagre que é passar por uma porta e chegar a um mundo completamente diferente, com aromas e atrações distintos. Isto é o que nos ajuda a ter consciência das pequenas coisas da vida, disse a si mesmo.
Esta é uma boa noite para me sentar neste aposento agradável e escrever uma carta. Correspondência, para mim, é um luxo que me aguça a sensibilidade.
no ano passado, assara 16 travessas de torta para levantar fundos para a biblioteca 
Aqui em Mitford nós cuidamos dos nossos cidadãos.



Título: Mitford
Autor: Jan Karon
Editora: Leganto
Pág. 567
Leitura: 20/06 a 13/07/2015
SinopseEm Mitford é fácil sentir-se em casa. Nestas colinas altas e verdejantes, o ar é puro, o vilarejo é charmoso e as pessoas, encantadoras. Inesperadamente, o Reverendo Tim, um reitor solteiro e querido na cidade, vê sua vida se transformar num piscar de olhos. É perseguido por um cão, do tamanho de um sofá, que aparece e não vai mais embora. Conhece uma vizinha atraente, que abre um caminho até o seu coração. Torna-se responsável por um garoto rebelde, mas adorável. Surpreende-se com um ladrão de jóias. Descobre um segredo com mais de sessenta anos. Em pouco tempo, o Reverendo tem, em suas mãos, muito mais do que pedira. E, para os leitores, sobra uma saborosa comédia provinciana repleta de mistérios e milagres.

Outros escritos sobre:
Eu amo "Mitford"
Eu amo Mitford (2)
Série Mitford 
Onde encontrar:
Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Biblioteca Anísio Teixeira
Biblioteca João Fernandes da Cunha
Biblioteca Carmelito Barbosa Alves
Biblioteca Pública do Paraná
Biblioteca Mário de Andrade





Nenhum comentário:

Postar um comentário