quinta-feira, 7 de maio de 2015

CARTAS A UM JOVEM ESCRITOR

Frequentar bibliotecas sempre pode representar gratas  e boas surpresas. Como este livrinho espirituoso,
que encontrei por acaso. 

As cartas do Mário de Andrade ao Fernando Sabino são uma delícia de ler e logo no começo penso que é o tipo de livro que pede um lápis e um bom marca-texto para os muitos grifos e apontamentos, que gostaria de fazer. Mas, sou uma pessoa responsável e oxalá devolverei  o livro tal e qual me entregaram. Mas não me furtarei a ideia de adquirir o meu para leituras e releituras futuras. 

O livro é esgotado e me faz pensar sobre quem hoje em dia, senta-se para escrever e ler cartas, de três, quatro páginas. Não tenho tempo, muitos dirão. Todos muito ocupados. Os emails devem ter três palavras e se possível ser esquecidos, quem tem tempo de responder? O negócio é encaminhar toda a tralha que chega na caixa postal e assim meu amigo vai ver que não esqueço dele. (ahn? como assim? eu me pergunto, mas é o que geralmente acontece). Uma pena... e então já que não recebo mais cartas, leio com prazer estas aqui, escritas pelo Mário para o Sabino que são  espirituosas e dão conselhos, bons conselhos. E é como ele mesmo diz um animador que muitas vezes desanima. 

RECOMENDADÍSSIMO! 

Grifos:


não esqueça nunca que a língua é que faz a gramática e não a gramática que faz a língua.  [e no Brasil contemporâneo gramática se faz é com lei!]
Você me pede que lhe aconselhe algumas leituras... Isso é difícil como o diabo, mé'irmão. Não sei bem o que já leu... Bem você já leu Catherine Mansfield? Já leu Rilke? Como atualização do seu ser artístico você precisa ler bastante esses dois.
Ler os brasileiros... Meu Deus! aqui também entra a noção de dignidade do indivíduo, Me parece um pouco canalha a gente conhecer Anatole France e não ter lido as Carta Chilenas.
E, já falei, creio, você precisa muito de ler Machado de Assis, mas ler com reler, roubando ele, plagiando ele, não no estilo nem no espírito mas na delicadeza de sentimento. 
As leituras imprescindíveis não podem ser "devoradas".

Título: Cartas a um jovem escritor
Autor: Mário de Andrade
Pág: 226
Editora: Record
Leitura: 28/01 a 
Tema: Língua-mãe
Data comemorativa: dia da Língua Nacional (21 de maio)

SinopsePara um jovem escritor mineiro de Belo Horizonte, significava verdadeira consagração receber em 1942 uma carta nestes termos de ninguém menos que Mário de Andrade, monstro sagrado como Papa do Modernismo. Suas palavras constituíram extraordinário impacto para Fernando Sabino, então apenas com 18 anos de idade. E os contos do seu primeiro livro a que elas se referiam, Os grilos não cantam mais , vinham sendo concebidos desde os quatorze anos. Com o entusiasmo de sua juventude, Fernando Sabino respondeu emocionadamente, nascendo daí entre os dois, apesar da diferença de idade, uma amizade através de intensa correspondência que durou até a morte do grande escritor paulista em 1945. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário