terça-feira, 3 de março de 2015

NUMA PENSÃO ALEMÃ

Título: Numa Pensão Alemã
Autora: Katherine Mansfield
Editora: Raven
Leitura: 25/01 a  01/02/2015
Tema: Escrito por mulher
Data: Dia Internacional da Mulher
Sinopse: Esta coletânea apresenta ao público os primeiros contos desta extraordinária escritora, publicados no jornal New Age em 1910 e, em dezembro de 1911, reunidos no livro "In a German Pension".


Fui apresentada a Katherine Mansfield por uma amiga, que na época estava mudando-se para a Europa. Na partida ela me brindou com alguns livros, dentre eles dois livros de Katherine Mansfield, e me disse que era uma de suas escritoras favoritas. Não lembro bem quanto tempo ela ficou por lá, três, quatro, cinco, ou mais anos,  não faço ideia. O que sei é que nunca li os tais livros, e um dia quando conversávamos ao telefone  surgiu o nome de Mansfield   e foi aí que eu resolvi tirá-los da prateleira. Você já conhece a frase... ah! meu Deeeus! Porque eu não li antes?

E quando surgiu o tema escritoras (livros escritos por mulheres)  imediatamente pensei em Nômade, de Ayan, pensei em Woolf, aliás eu deveria enfim ler a Mrs Dalloway, que todos os anos entra na lista dos Desafios  e nunca sai de lá. E pensei, pensei também na Mansfield. O livro da Ayan seria emblemático para este mês dedicado às mulheres, mas é um livro tenso, denso e volumoso, e não sei se daria conta a tempo para o Desafio. Então fiz a opção pela Mansfield. Que é sempre uma leitura agradável e encantadora.  Ao terminar de ler o segundo conto eu já o queria reler. 

Já disse outras vezes e em relação a outros livros e correndo o risco de tornar-me repetitiva, direi de novo:  não creio que este seja um livro para toda a gente. Aqueles que procuram arroubos, emoções fortes, tramas intricadas não encontrarão nada disto aqui. A escrita de Mansfield é prosaica, cálida  e trata do cotidiano, e muitos até dirão: mas não acontece nada! É talvez sim, talvez não, depende de quem lê, como lê e porque lê. 

Fico a me perguntar o que tem a escrita de Mansfield para me agradar tanto?... Lendo o quarto conto me dei conta de que durante toda a leitura eu estive sorrindo, o que me fez olhar para os lados e ver as caras e bocas que iria encontrar. Mas, parece que ninguém notou a leitora encolhida atrás do livro, sorrindo tolamente. 
Eu diria que este é um livro para ler devagar, e é puro deleite.

Alguns contos  desta coletânea não têm como cenário a Pensão Alemã e um deles eu achei bastante melancólico, quase triste, ou triste mesmo: o conto da criança cansada. Que me fez pensar na infância narrada por  Phipppe Ariès, o que é contraditório já que eu  ainda não li Ariès. 

Grifos:


Juntas, no grupo, deveríamos ser umas oito ou dez casadas, trocando confidências com relação a roupas íntimas e às características peculiares dos maridos. As solteiras discutiam as roupas e os atrativos dos Possíveis Maridos.
Ora, há alguma coisa peculiar, íntima, na partilha de um guarda-chuva.
Nós estávamos deitadas, encolhidas no chão, enquanto uma senhora húngara, gordíssima, nos contava sobre o bonito túmulo ela havia comprado para seu segundo marido

6 comentários:

  1. Marta,
    Até muito pouco tempo não tinha ouvido falar de Mansfield, mas de um tempo para cá estou ouvindo tanto falar sobre ela que estou muito curiosa e sua resenha só fez minha curiosidade aumentar mais.
    Bjus,

    Dani Moraes
    www.asverdadesqueopinoquioconta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, eu gosto muito do jeito que a Mansfield escreve, espero que você goste também...

      Excluir
  2. Gosto muito da Katherine Mansfield, mas por enquanto só li um livro dela. Tenho outro me esperando na estante e pretendo ler em breve, mas reparei que, apesar de adorar contos, em geral tenho mais preguiça de ler contos que romances.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lígia, os contos dela fluem tão bem que você nem se dá conta quando o livro acaba, dá uma chance...

      Excluir
  3. Ah, Martinha! Vc. sempre me dando ideias. Vou tratar de conhecer Mansfield.

    ResponderExcluir